Para liquidar transações bilaterais em moeda estrangeira (FX), a Wells Fargo se uniu ao HSBC para implantar sua tecnologia de blockchain. A infraestrutura FX desenvolvida pelo HSBC em toda parte seria utilizada pela Wells Fargo para transações cambiais interbancárias.
A tecnologia de liquidação em blockchain, desenvolvida pelo HSBC em 2018, é utilizada principalmente para liquidar transações entre instituições filiadas ao HSBC. Pela primeira vez, o HSBC terá um caso de uso fora de sua própria organização.
A aliança permitiria a liquidação em transações em USD, CAD, GBP e EUR, assim como em outras moedas. Espera-se acrescentar mais moedas em breve, de acordo com um comunicado de imprensa oficial. Três milhões de transações totalizando 2,5 trilhões de dólares foram concluídas na plataforma FX Everywhere até o momento.
Como explicou Mark Williamson, diretor global de Parcerias e Propostas FX do HSBC: “A plataforma permite aos participantes liquidar eficientemente obrigações bilaterais transfronteiriças através de múltiplas moedas onshore e offshore.”
“Juntamente com a flexibilidade adicional de janelas de liquidação estendidas para otimizar oportunidades de redução de risco de PvP”.
O uso da tecnologia blockchain para liquidação interbancária aumenta a velocidade das transações e reduz os custos de transação. A plataforma inicialmente liquidaria cerca de 100 transações por semana, mas isto aumentaria constantemente com o tempo.
As liquidações bancárias há muito tempo fazem uso de tecnologias descentralizadas. Os maiores nomes em bancos têm usado a tecnologia de blockchain para remessas e liquidações transfronteiriças nos últimos anos.
O dinheiro dos bancos comerciais é utilizado pelos bancos privados enquanto os bancos centrais estão fazendo experiências com o CBDC. A economia de custos para bancos comerciais que empregam tecnologia de blockchain subiria para 3.330 por cento até 2030, de acordo com uma nova análise da Juniper.