As Nações Unidas escolheram a plataforma de blockchain, Unique Network, para administrar uma iniciativa de NFT para incentivar outros a agirem contra a alteração climática.
Segundo um comunicado de terça-feira, a Unique será a principal parceira tecnológica em um projeto do Human Settlement Programme da ONU e da Federação Internacional das Associações Internacionais para o Avanço dos Métodos Inovadores aos Desafios Mundiais, cujo objetivo é usar o trabalho de artistas jovens como NFTs. Este programa, denominado Digital Art for Climate Action Empowerment, conhecido também como DigitalArt4Climate, estimula os artistas a apresentarem obras inspiradoras para encontrar melhores soluções para preservar a natureza.
“As Nações Unidas têm reconhecido a tecnologia NFT como uma nova mídia de expressão artística capaz de amplificar as informações sobre ações climáticas”, afirmou a organização. “A ONU deseja trazer essa figura artística inovadora para toda a futura geração de inventores que possam beneficiar-se de uma tecnologia que pode ajudá-los a amplificar e monetizar seu próprio trabalho”.
Em um projeto de parachain pelo ecossistema Kusama e Polkadot, o Unique vai criar e sediar um espaço de mercado NFT para a iniciativa. Segundo os programas da ONU, no mês passado, criadores concorreram em uma hackathon digital para desenvolver a galeria e o mercado de arte virtual, apresentando as obras de arte da DigitalArt4Climate. Este projeto estará aberto a contribuições a partir do dia 12 deste mês.
A ONU já havia dito antes que estava explorando os empregos da tecnologia de blockchain na batalha contra a alteração climática do planeta e para contribuir para uma economia global mais sustentável.