Na semana passada, a oferta pública inicial (IPO) da Coinbase (NASDAQ:COIN) viu uma série de criptomoedas que atingiram novos recordes, incluindo a Bitcoin (CCC:BTC-USD), que subiu para US$ 64.829 na semana passada. Entretanto, inúmeras criptomoedas, incluindo Ethereum (CCC:ETH-USD) e Ripple (CCC:XRP-USD) estão afundando nas negociações de hoje, com o BTC-USD agora negociando em torno de US$ 55.682. O que acontece?
Os principais motivos parecem ser um apagão em grande escala na China e o medo de novas regulamentações governamentais, tanto nos EUA quanto na Índia, após a proibição da criptomoeda na Turquia na semana passada. Os rumores de uma proibição indiana de criptomoedas e a Tesouraria dos EUA acusando as instituições financeiras de lavagem de dinheiro por transações em blockchain são em grande parte infundados, mas continuam sendo uma preocupação para os investidores de cripto.
Os apagões programados para inspeções de segurança na região de Xinjiang na China levaram a uma queda significativa na hash rate da rede de Bitcoin (poder computacional) neste fim de semana.
Segundo Coin Telegraph:
“[Xinjiang] representa quase 36% do poder de hash combinado da China [e aproximadamente] 23,3% da hash rate global”.
A queda de domingo na potência da rede viu a “hash rate [cair] de 172 milhões de terahashes por segundo para menos de aproximadamente 154 milhões de THs”, um declínio de mais de 10%. Alguns analistas veem isto como um fator principal para o declínio do BTC-USD, embora outros discordem.
“As flutuações da hash rate geralmente não têm um impacto significativo no preço”, segundo Benzinga.
Quando se trata de receios de regulamentações de criptomoedas, há muito menos evidências para citar, embora o sentimento negativo amplo seja talvez ainda mais prejudicial para as criptomoedas do que uma redução temporária na hash rate. Ontem, a taxa de financiamento da Bitcoin caiu para seu nível mais baixo em sete meses, destacando um aumento no número de vendedores descobertos e indicando uma mudança no sentimento predominante no mercado em torno do BTC-USD.