Na Suíça, a adoção de divisas cripto está ganhando força à medida das autoridades locais de finanças, concedendo mais autorizações regulatórias para utilização de investimentos cripto.
O Fundo de Índice Mercado Financeiro Suíço (FINMA) foi aprovado como o “primeiro fundo cripto em conformidade com o direito suíço”, a entidade anunciou formalmente na quarta-feira.
O fundo de investimento é criado pela administradora de recursos suíça Crypto Finance sendo administrado através da firma de gerenciamento de recursos PvB Pernet von Ballmoos AG e custodiado pelo depositário regulado SEBA Bank AG.
FINMA notou que o recém aprovado fundo é limitado a investidores habilitados, investem basicamente em moedas cripto e ativos digitalizados “com tecnologia de blockchain ou livro razão distribuído”.
O órgão regulador afirmou que o Fundo de Índice Mercado Financeiro Suíço só deve investir em moedas cripto importantes com um “volume suficientemente grande de negociações”. Segundo a Crypto Finance, este fundo irá rastrear o rendimento do Crypto Market Index 10, um resultado gerido pela Bolsa Suíça SIX.
“O propósito do Índice de Mercado Crypto 10 é avaliar de forma segura o rendimento dos maiores e mais líquidos ativos cripto disponíveis e fornecer uma base de investimento nesta classe patrimonial”, notou a Crypto Finance.
A FINMA complementou que requereria que os investimentos dos acionistas fossem realizados somente por meio de contrapartes estabelecidos que tenham sede em um membro da Comissão de Ação Financeira e que estejam sujeitas às regulamentações de combate à lavanderia de dinheiro adequadas.