No meio da preparação de El Salvador de fazer cumprir formalmente as leis de Bitcoin do país no começo do mês de setembro, o povo de El Salvador saiu para protestar pela aprovação do Bitcoin (BTC) enquanto moeda local.
A rede de TV Euronews relatou na última sexta-feira o descontentamento dos manifestantes contra os planos do país de adoção do Bitcoin em relação à proposta do governo como moeda corrente, com a marcha de dezenas de protestantes pela cidade da capital, em San Salvador.
As manifestações – entre os quais reformados, veteranos, pensionistas por deficiência e operários – manifestaram suas inquietudes sobre a instabilidade do valor da BTC. O público estava apreensivo de que houvesse a possibilidade de o pagamento de suas pensões no BTC ao invés do USD.
“Sabemos muito bem que esta divisa flutua de forma drástica. O valor desta moeda varia de acordo com o momento e não exerceremos nenhum tipo de influência nele”, disse Stanley Quinteros, sindicalista do Tribunal Supremo dos Trabalhadores da Corte de Justiça, conforme informações. Salvadorenhos manifestaram também suas preocupações sobre o desconhecimento e entendimento da tecnologia exigida para utilização de divisas criptográficas tais como Bitcoin. Protestantes ergueram placas que diziam: “Não desejamos Bitcoin” e “Não para corromper a lavanderia financeira”.
Segundo relatórios municipais, os mais recentes manifestações de El Salvador em protesto contra o Bitcoin aparentemente faziam alusão a uma ampla campanha contrária de antigos veteranos da região que na sexta-feira protestavam por baixas pensões. Assim, alguns protestantes alegaram exigir que a aposentadoria fosse incrementada de 100 para 300 USD.
Os mais recentes manifestações anti-Bitcoin de El Salvador seguiram-se a um ceticismo crescendo sobre a ação Bitcoin no país.