A Comissão de Títulos e Valores Mobiliários dos EUA está buscando colaborar com as autoridades do Senado e demais órgãos reguladores a fim de intensificar a fiscalização das bolsas de cripto.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Gary Gensler, informou que a comissão está aguardando com expectativa o trabalho com colegas regulamentadores e com Congresso para suprir as deficiências na defesa do investimento em cripto.
De acordo com Gensler, a SEC necessita oferecer uma proteção similar para trocas cripto que os investidores poderiam obter na bolsa de Nova Iorque ou no Nasdaq:
“Se fizer um requerimento em uma aplicação, e disser: ‘Tudo certo, eu gostaria de comprar ações’, há normas que o protegerão de alguém não utilizar seu empreendimento e ficar à vontade. […] Então, está procurando introduzir proteções semelhantes nas bolsas de valores onde comercializa bens cripto, como poderia imaginar na bolsa de Nova Iorque ou Nasdaq”.
Além disso, o chefe da SEC delineou os desafios para a regulamentação do setor de criptomoedas, declarando em termos financeiros que a SEC está “com recursos insuficientes” em comparação com os principais players da indústria. “Gastamos somente aproximadamente 16% a 17% de nossa verba, ou seja, cerca de US$ 325M anuais, com tecnologia, o equivalente a pouco mais que algumas companhias grandes provavelmente gastam num mês”. Algumas delas gastam inclusive esse montante em 2 semanas”, notou ele.