Ícone do site Crypto Confiável

Tokenização como foco das ‘guerras de formatação’ da moeda digital, afirma executivo do Citibank

Tony McLaughlin, gerente de operações financeiras do Citibank, considera que dinheiro eletrônico é o cenário atual de uma guerra de formatação que muda paradigmas.

Ao falar na atual Finnovex Virtual Summit, McLaughlin afirmou que a moeda digital apareceu como o futuro do dinheiro. No entanto, ele defendeu que o dinheiro digital em si está ainda em fase de significativa expansão em 3 eixos – instituição financeira, tecnologia fina e cripto.

De acordo com McLaughlin, tokenização terá um papel significativo na definição do vencedor final da batalha do dinheiro eletrônico. Ao detalhar a análise feita na segunda-feira por ele durante o evento, McLaughlin identificava problemas em relação aos dispositivos legais e ativos contra possíveis fatores determinantes para a batalha do sistema de moeda digital.

McLaughlin fez ainda referência à tese de que a criação de serviços financeiros por meio de tokens é melhor do que o modelo de contas atuais. “Potencialmente, existe um universo de tokens que pode ser mais programado que um mundo de infra-estrutura tradicional, baseada em silo”, explicou McLaughlin.

McLaughlin abordou também o argumento de manter a estrutura baseada em tokens em operação constante:

“As estruturas token sempre estão funcionando, enquanto que o tradicional sistema de financiamento claramente não está. Os sistemas RTGS não funcionam sempre, a ACH não funciona sempre, [mas] pagamentos imediatos funcionam constantemente, mas é essa a excessão que comprova a regra – mercado de obrigações, bolsa de valores, mercados fx, mercado monetário – não funcionam 24 h/dia, mas um DLT sim”.

Além da tokenização e pelas transações contínuas, McLaughlin observou ainda que os tokens têm “intrinsecamente múltiplos ativos” como mais uma característica positiva em comparação com as matrizes principais financeiras atuais. Segundo McLaughlin, o simples fato de os tokens serem um registro histórico de assinaturas digitais faz da tokenização uma camada base superior de representação de ativos.