O presidente da Comissão de Títulos e Bolsas dos EUA Gary Gensler está novamente pedindo que os usuários de cripto de projetos com títulos sejam cadastrados junto ao organismo regulamentador para assegurar que o investidor seja resguardado.
Numa declaração elaborada para seu depoimento na Comissão Bancária, Residencial e de Negócios Urbanos para o Senado programada para 14 deste mês, Gensler afirmou que a Comissão de Títulos e Câmbio, isto é, a SEC, trabalhava com a Comissão de Negociação de Mercadorias e Futuros na proteção dos mercados cripto. Ele espera ainda elaborar um marco político através do funcionamento do Reserva Federal, Ministério da Fazenda, Departamento da Auditoria da Divisa e Departamento do grupo de trabalho de mercados de crédito do Sr. Joe Biden.
“Sugeri para que venham até nós plataformas e propostas [cripto] e projetos”, afirmou o diretor da SEC. “Muitas as plataformas possuem dezenas de fichas ou mesmo dezenas de centenas delas. Enquanto o estatuto jurídico de uma ficha dependerá de seus objetivos e condições, a possibilidade é muito remota de qualquer plataforma, com 50, 100, e 1000 fichas, possuir zero valores mobiliários”.
Gensler adicionou que uma tecnologia de inovação como a cripto também pode ser um “catalisador para a mudança” do setor de finanças, porém não caso continue fora do quadro estabelecido por legisladores – coisa que tem sido argumentada freqüentemente por diversas empresas de cripto nos EUA, devido ao fato de não existir uma clareza regulatória.