Como a Rússia continua empurrando a de-dollarização, o Departamento de Relações Externas (MRE Rússia) está alegadamente considerando a substituição do USD pelos EUA não somente por tradicionais moedas fiat, como também por digitais.
Em entrevista à Interfax, o ministro das Relações Externas russo, Aleksandr Pankin, reitera os planos deste país de redução da parcela do dólar dos EUA nas suas reservas internacionais e seu uso em liquidação com os parceiros externos.
O oficial afirmou que o AMF Rússia não exclui a hipótese de substituir a moeda norte-americana por “alguns bens digitais” junto com as demais moedas:
“É possibilidade de substituição do dólar dos EUA por algumas outras moedas, sejam nacionais ou regiões, assim como por alguns recursos digitais no longo termo”.
Pankin adicionou que tal reposição exigiria do governo esforços significativos, entre os quais a recomposição de padrões de cooperação já consagrados entre as jurisdições e as companhias, assim como a geração de novos sistemas de liquidação.
O oficial observou a queda do endividamento da Rússia em linha com os seus esforços para impedir os problemas causados pelas penalidades do governo dos EUA.
“Os depósitos em USD passam por instituições bancárias norte-americanas e através de um mecanismo de compensação, o qual possibilita a Washington o bloqueio de quaisquer operações que eles julguem suspeitas”, afirmou Pankin. Ele adicionou que o governo da Rússia não tem enfrentado tais questões com o EUR ou outras divisas fiat e não planeja até agora medidas similares para qualquer outra divisa nacional.