Atualmente está em vigência a Resolución 215 do Banco Central de Cuba (BCC) – o órgão central nacional – que reconhecem divisas cripto tais quais Bitcoin (BTC).
Segundo a empresa oficial estadual de informação de Cuba Prensa Latina, a encomenda passou a ser oficializada nesta quarta-feira.
Com o reconhecimento legal do BCC, o Bitcoin assim como todas as moedas cripto poderão agora ser usados para operações de negócios e para investimentos comerciais no país.
Conforme noticiado previamente, o BC começou a anunciar a intenção de reconhê-lo e regulá-lo no fim do mês de agosto.
Na verdade, a Resolução 215 do 2021 prevê um regime de licenças para bolsas de cripto e demais provedores de prestação de informações sobre bens virtuais em operação no país.
Embora legalizando a utilização de bens cripto no país, em Cuba, o Banco Central alertou para os perigos relacionados com moeda cripto.
Segundo o BCC, embora a cripto funcione fora dos bancos da nação, a utilização de divisas virtuais apresenta riscos importantes de políticas monetárias e problemas de instabilidade econômica.
O BC também alertou sobre a possibilidade de atores maus tirarem proveito do caráter aparentemente desconhecido das operações cripto por transações ilegais.
Reconhecendo a cripto, é possível que Cuba possa passar a usufruir de remessas mais simples a despeito do embargamento dos EUA. Os serviços de transferência mundial de fundos tais como a Western Union saíram em larga parte do país devido à pressão dia maior de Washington.