Segundo o vice-governador do Banco do Canadá Paul Beaudry, moedas cripto como a Bitcoin (BTC) representam um grande perigo para financeiro no nível atual de utilização.
Na terça-feira, Beaudry falou no Diálogo 2021 da Ontario Securities Commission Dialogue sobre os desafios para a sistema canadense.
Segundo vice-governador, o Canadá não acredita que a cripto esteja “crescendo em um tipo de perigo sistêmico para um sistema financeiro” neste momento, e é por isso que eles não estão preocupados com isso. Um sistema está “muito longe de uma moeda cripto “, disse Beaudry.
“Ainda estamos a ponto de acreditar que isso seja uma ameaça significativa ao sistema econômico, mas estamos mantendo uma vigilância muito apertada sobre isso”, disse um funcionário do governo, conforme citado pelo Wall Street Journal. “Isto é algo em que estamos de olho com muito cuidado”.
Além disso, Beaudry enfatizou que Bitcoin e outras moedas cripto tradicionais não são utilizadas para pagamentos, uma vez que investidores as adquirem “principalmente especular”.
As stablecoins, que são ativos digitais que são apoiados por ativos fiat, desempenhar um papel maior nos pagamentos, disse ele. Além disso, Beaudry disse: “Nós estamos de olho nisso”.
Enquanto muitas nações em todo o mundo permanecem céticas sobre a moeda cripto, o Canadá se tornou um dos primeiros a autorizar um fundo de troca de moedas Bitcoin (ETF). De acordo com o índice de consumo de eletricidade Bitcoin de Cambridge, o Canadá é o quarto maior país em termos de haxixe em agosto 2021.
O Banco do Canadá havia manifestado alguma cautela em relação à cripto, apesar de seu rápido crescimento e utilização. Ativos digitais como o Bitcoin continuam sendo um ativo de alto risco apesar de sua ampla aceitação por parte de investidores institucionais, o banco central do Canadá declarou em maio.
De acordo com a avaliação do sistema financeiro do Canadá, “a volatilidade de preços decorrente da demanda especulativa continua sendo um obstáculo fundamental para a adoção generalizada” de ativos cripto como forma de pagamento.