Talvez haja notícias boas para as pessoas atingidas por uma das maiores façanhas da DeFi.
Hoje, às 5h30 UTC, um desenvolvedor da Meerkat Finance identificado por “Jamboo” publicou uma mensagem curta em um canal novo do Telegram, “Meerkatrefunds”. Jamboo disse nela que essa façanha era um “ensaio” testando a ganância e “subjetividade” dos usuários, e que o grupo estava se organizando para devolver o dinheiro a todas as vítimas.
Jamboo apresentou provas de seu vínculo com a Meerkat ao enviar uma transação pequena da Meerkat, mostrando que tinha acesso ao contrato utilizado. Esta transação foi processada na estação Binance Smart Chain aproximadamente vinte minutos depois do envio da mensagem de Telegram do Jamboo.
Meerkat era um projeto de cofre de rendimento que bifurcava o códiga da Yearn.Finance – uma das muitas bifurcações dos protocoles nativos de Ethereum existentes no BSC. O ataque à Meerkat aconteceu no dia 4 de março, um dia depois do lançamento da Meerkat, o que resultou em um prejuízo de 73.000 BNB e US$ 14 milhões de moedas estáveis BUSD – um montante total de US$ 31 milhões em recursos do usuários.
Membros da comunidade foram rápidos para rotular a operação de “rugpull“ — um termo coloquial para quando um informante interno ou um integrante de uma comunidade de desenvolvimento explora seu contrato com permissões especiais — uma vez que o modelo de contrato do implantador da Meerkat foi adaptado para permitir que os cofres fossem esvaziados pouco tempo antes desse ataque.