Ícone do site Crypto Confiável

Gensler afirma que SEC não banirá o criptograma

O chefe da comissão de valores e câmbio dos EUA, Gary Gensler, garantiu que seu organismo não possui a competência ou a vontade de banir a moeda cripto.

Enquanto respondia às questões colocadas durante uma audição do Comissão de Serviços Finaceiros do Congresso na terça-feira, Gary Gensler ressaltou que a permissão de cripto controlada não se encaixa no âmbito do mandato da SEC, declarando: “Isso dependeria inteiramente do Congresso”.

“É um assunto de como colocamos este campo na proteção dos investidores que temos e também como trabalhamos com os órgãos reguladores bancários e com outros – de que forma garantimos que o Ministério da Fazenda o tem dentro do Anti-Lavagem de Moeda, cumprimento de impostos”, afirmou Gensler.

“Muitas dessas tokens atendem à prova de serem um acordo de investimento, uma nota ou um título”, ele acrescentou, ressaltando a importância de colocar o criptograma “dentro das atribuições de protecção ao investimento da SEC”.

Gensler observou também “as problemas de estabilidade econômica que podem surgir com as stablecoins” com prioridade à agência.

O deputado Patrick McHenry apontou as ações e a posição assumida pela SEC no que diz respeito ao patrimônio digital liderado pela Gensler na audiência, denunciando o responsável da SEC por falhar em agir conforme a “prática antiga da agência de comentar a criação de regras da SEC e seus procedimentos”.

“Alguns destes comentários levantaram questões no mercado e fizeram com que a situação não ficasse clara”. Fizeram comentários que aparentemente não eram claros e que moviam os mercados, ignoraram a elaboração de normas ao fazer uma afirmação sem o processo adequado, e, basicamente, passaram ao lado dos acionistas americanos”