Bitmain é acusado por oficiais de Taiwan de contratar engenheiros ilegalmente
Procuradores em Taiwan já incriminaram a Bitmain Technologies pela contratação ilegal de mais de 100 engenheiros taiwaneses.
Segundo um relato de Nikkei Asia, uma sonda para investigar as operações do fabricante chinês de chip de mining de cripto já havia sido lançada em Nova Taipei e Hsinchu – o núcleo de produção de semicondutores em Taiwan.
O Escritório do Procurador de New Taipei afirma que, no âmbito da contratação ilegal, o produtor de chips de mining Bitcoin (BTC) supostamente criou companhias fantasmas que eram usadas para a contratação ilegal, adicionando:
“Descobrimos que a Bitmain anda contratando ilegalmente talentos de pesquisa e desenvolvimento de Taiwan para agilizar seus esforços na capacidade de chips de inteligência artificial, criando empresas ilegais em Taiwan. As empresas recentemente criadas tinham um objetivo de recrutamento e a Bitmain tem feito isso desde 2018”.
A iniciativa dos oficiais taiwaneses surge enquanto Pequim está supostamente elevando a vantagem de sua própria indústria de fabricação de chips. De fato, os semicondutores serão um dos pontos altos do Congresso Popular Nacional, que começará a partir de 12 de março.
A fome global de chips aumentou para a vanguarda da briga econômica sino-americana com o presidente dos EUA, Joe Biden, que recentemente pediu uma análise robusta da cadeia de suprimentos de semicondutores nos Estados Unidos.