Jack Dorsey afirma: “Você não possui a Web 3.0.”
Quando Jack Dorsey, um co-fundador e ex-CEO do Twitter, lançou uma série de tweets na terça-feira, ele criticou o atual curso do desenvolvimento da Web 3.0. O CEO da Tesla Elon Musk se juntou a Dorsey nas bujardas do snarky jibes.
Sobre uma questão completamente diferente, quando perguntado se a moeda cripto eventualmente substituirá o dólar, Dorsey disse: “Bitcoin irá”.
Uma versão descentralizada do mundo virtual, a Web 3.0 apresentará correntes de bloqueio públicas, tecnologia metaversa, tokens não fungíveis e finanças descentralizadas livres do domínio de fontes de energia centralizadas, tais como servidores corporativos, quando tomadas em contexto.
Dinheiro de risco e parcerias limitadas, ou LPs, tipicamente suportam empreendimentos Web 3.0 em conflito direto com alternativas descentralizadas, tais como ofertas iniciais de moedas, Dorsey apontou em uma entrevista publicada na revista Medium.
VCs e LPs podem exercer pressão sobre os co-fundadores da blockchain para cumprir as leis centralizadas, tais como a coleta de dados do Know Your Customer (KYC), tendo uma participação controladora. Isto está em desacordo com sua criptofilosofia fundamental.
Entretanto, apesar de Elon Musk não ter muito a dizer, ele disse que as iniciativas da Web 3.0 não têm estado à altura de seu moniker.
As empresas Fintech ganharam US$ 88,3 bilhões em investimentos agregados de capital de risco nos três primeiros trimestres de 2021, quase dobrando o total de US$ 44,9 bilhões em 2020, de acordo com uma pesquisa da PitchBook.
Mesmo quando mais instituições financeiras querem acesso a ativos digitais, o uso de moedas cripto está se tornando mais difundido. Este é um motor potencial de crescimento.
Desde que deixou o Twitter em novembro, Dorsey tem sido consideravelmente mais público sobre seu desejo de contribuir para o ecossistema Bitcoin (BTC). Uma carteira não-custodial pode ser financiada mais facilmente usando a troca descentralizada de Bitcoin de Dorsey, que foi divulgada anteriormente.