A WazirX deve às autoridades fiscais indianas $6,62 milhões
Mais de $6,6 milhões (49,2 rupias crore) foram supostamente pagos pela WazirX de troca cripto indiana pelo não pagamento do Imposto sobre Bens e Serviços (GST). Os $5,43 milhões (40,5 rupias crore) em impostos não pagos, juros e uma penalidade por não pagamento compreendem o valor total da cobrança.
De acordo com as autoridades da Zona de CGST de Mumbai, uma evasão fiscal de US$ 5,43 milhões em comissões levou à recuperação de dinheiro do câmbio cripto. O método mais comum de cometer fraude do GST é criar faturas fraudulentas não transferindo realmente os itens de uma parte para a outra.
O Economic Times informa que o órgão fiscal descobriu que a WazirX está pagando comissões usando as fichas WRX distribuídas pela Zanmai Labs. Após um exame mais aprofundado, descobriu-se que a troca cripto não pagou uma taxa de 18% sobre o total de fichas distribuídas com base em seu preço de mercado atual.
Para ser claro, os investigadores descobriram que a WazirX pagou GST sobre a taxa de 0,2% que cobra dos clientes pela negociação em rupias, mas a comissão de 0,1% que cobra pelas transações em moedas WRX não estava sujeita ao pagamento de GST, de acordo com as descobertas.
Binance, a maior bolsa cripto do mundo por volume de negociação, possui fichas WazirX e WRX, o que deve ser notado. De acordo com uma porta-voz da Zanmai Labs, a falha no pagamento do GST foi devido a um mal-entendido das regulamentações fiscais.
Por uma questão de cooperação e cumprimento, pagamos um GST extra”. Até onde eu sei, não há plano para fugir dos impostos”.
“A certeza regulamentar é fundamental para a adoção do varejo”, disse o CEO Nischal Shetty da WazirX. “Há uma indústria de 2,5 trilhões de dólares lá fora, e não vai esperar que nenhum governo entre a bordo”, disse ele, alertando que uma regulamentação durante a noite pode minar o ecossistema cripto e deixar brechas abertas para os atores criminosos.
A principal razão pela qual tenho tweetado a hashtag ‘#IndiaWantsCrypto’ por mais de mil dias é para conseguir que a Índia regule a moeda cripto”. O governo indiano já decidiu ser mais brando com os inadimplentes e fraudadores, resolvendo freqüentemente tais casos com penas monetárias e penas de prisão reduzidas.
“Acreditamos firmemente que as leis nos oferecerão com maior clareza sobre impostos, para que possamos trabalhar em sincronia com os legisladores e continuar sendo um participante responsável da indústria”, disse a porta-voz do Zanmai Labs”.
A Confederação das Indústrias Indígenas (CII) defendeu que as moedas cripto sejam tratadas como títulos de uma classe especial em um esforço para auxiliar o governo indiano na elaboração de regulamentos cripto.
Pela primeira vez, uma organização comercial independente produziu um estudo mostrando as novas leis propostas para o jovem setor de cripto.
Se não for explicitamente considerado como “ações em comércio” por um participante, o CII sugeriu uma emenda ao imposto de renda e às regras do GST que considerariam a moeda cripto como uma classe de ativos para fins fiscais.