Após O Lançamento Do eNaira, Houve Um Declínio Da Excitação Na Nigéria Por Causa Das Moedas Cripto
Os fãs de moedas cripto na Nigéria não estão mostrando muito apoio à moeda digital emitida pelo banco central do país (CBDC).
De acordo com um artigo publicado pela Bloomberg, um ano após o lançamento da moeda digital emitida pelo governo, o eNaira, apenas cerca de 0,5% das 217 milhões de pessoas da Nigéria estão utilizando o dinheiro digital.
De acordo com Chainalysis, a Nigéria ainda está em 11º lugar no ranking mundial para adoção da cripto, apesar de um estudo conduzido pela KuCoin ter descoberto que 35% da população nigeriana entre 18 e 60 anos de idade possuía ou negociou moedas cripto este ano.
Segundo a Bloomberg, os residentes da Nigéria ficaram perplexos com a agressão do governo à atividade da moeda cripto há um ano, devido à falta de compreensão sobre o assunto.
Em fevereiro de 2021, o Banco Central da Nigéria tornou ilegal para os bancos a prestação de quaisquer serviços de câmbio de moedas cripto. Isto foi feito com a intenção de impedir o fluxo de fundos para dentro ou para fora do país.
De acordo com as conclusões do estudo, está se tornando cada vez mais difícil para o Banco Central educar indivíduos que já têm ceticismo sobre o estado e a elite.
Entretanto, a naira foi desvalorizada aproximadamente seis vezes desde 2015, e os especialistas prevêem uma perda adicional de 20% em valor no próximo ano, pois a economia está ainda mais agravada pela inflação galopante. Isto pode tornar difícil vender a idéia de um CBDC a muitos residentes porque a moeda já foi desvalorizada com tanta freqüência.
Adesoji Solanke, diretor da empresa de investimentos Renaissance Capital em Lagos, comentou com a eNaira que “não foi surpresa nenhuma a sua fraca taxa de aceitação até agora”.
De acordo com o artigo, os baixos números fizeram com que o banco central nigeriano intensificasse seus esforços para incentivar a adoção da nova moeda. Um exemplo disso é a provisão de um desconto de 5% tanto para os motoristas quanto para os passageiros de riquixás motorizados que viajam pelas ruas da cidade.
O governador do Banco Central da Nigéria, Godwin Emefiele, disse em agosto que a iniciativa eNaira entrou em sua segunda fase, com uma meta de adoção de oito milhões de clientes.
Além disso, ele declarou que houve aproximadamente 840.000 downloads do CBDC e que havia 270.000 carteiras em uso no momento. Até o final do mês de agosto, houve mais de 200.000 transações totalizando 4 bilhões de nairas, o que equivale a aproximadamente US$ 9,5 milhões.
Segundo o rastreador do CBDC mantido pelo Conselho do Atlântico, a Nigéria é um dos onze países, todos localizados no Caribe, que tem uma moeda digital totalmente implantada pelo banco central.