Banco principal chinês preocupados sobre riscos stablecoin
De acordo com um responsável sênior, a China preocupa-se “bastante” quanto aos possíveis riscos globais financeiros ligados às divisas digitais, especialmente as stablecoins.
A Fan Yifei, vice-presidente do PBoC da China, manifestou sua preocupação em relação à alegada ameaça das stablecoins, tais técnicas como o Tether (USDT), aos sistemas globais financeiros internacionais e à liquidação, conforme informou na quinta-feira a CNBC.
A autoridade destacou que o ritmo de evolução dos pagamentos particulares é “muito preocupante”, sendo que agora o PBoC trabalha em oposição à monopolização da economia e à “desordenada expansão dos capitais”, adicionando:
“As denominadas stablecoins para algumas empresas comerciais, principalmente as denominadas stablecoins mundiais, poderão acarretar problemas e riscos para o funcionamento do sistema internacional monetário, bem como do próprio setor de pagamentos e de liquidações”.
Entretanto, Fan mencionou que a China já adotou algumas providências no sentido de restringir a ampliação das stablecoins mundiais do país. Fan ressaltou ainda que o subgovernador chinês enfatizou que aplicará as medidas restritivas adotadas pelo conhecido conhecido Grupo Alibaba para as formigas a todas as demais entidades presentes no mercado dos pagamentos.
Conforme informado previamente, o governo da China interrompeu a primeira oferecimento público da Ant no valor de US$ 37 bilhões no último mês de novembro, inclusive lançando em Alibaba uma investigação anticoncorrencial. Mu Changchun, responsável pela investigação da divisa digital junto ao PBoC, afirmou mais adiante que a moeda digital chinesa do BC foi concebida para proporcionar suporte aos maiores prestadores de pagamentos de retalho, tais como AliPay & WeChat Pay, sendo seu maior objetivo. Segundo Fan, o programa da China de yuan apenas por convite reuniu até agora cerca de 10 milhões usuários.
Afora advertir sobre as stablecoins, Fan criticou as principais divisas criptog tais como Bitcoin (BTC), declarando que essas divisas digitais “se transformaram em instrumentos de especulação” além de ameaçar em termos de “segurança e estabilidade social”.