Iota está se preparando para implantar em uma rede descentralizada
A Iota anunciou o lançamento da Assembly, uma rede de contrato inteligente descentralizada de camada um, e a ficha ASMB que a acompanhará, num esforço para acelerar o crescimento dos contratos inteligentes em vários setores, incluindo finanças descentralizadas (DeFi) e fichas não fungíveis. (NFTs).
Uma estrutura gráfica acíclica dirigida, por exemplo, é usada para criar uma ponte interoperável e auto-soberana que aproveita as vantagens da escalabilidade e da forte segurança, entre outras coisas, a partir da rede Iota.
Na plataforma DApp, os prestadores de serviços podem emitir ativos de moeda estável na chain para incentivar os validadores, criando suas próprias chain de contratos inteligentes e estabelecendo configurações personalizadas para custos de execução de baixo custo.
Há também uma grande variedade de linguagens de contrato inteligentes suportadas, incluindo Solidity, Rust, Go e TypeScript; é provável que mais sejam adicionadas no futuro.
O co-fundador da Fundação Iota, Dominik Schiener, explicou como a Assembly se encaixa na visão geral de criação de um ecossistema descentralizado e como a infra-estrutura do projeto poderia ser um ambiente perfeito para a construção do projeto.
“A montagem é totalmente configurável e pode fazer a ponte entre qualquer chain de contratos inteligente que execute qualquer tipo e sabor que seu construtor deseje”, disse Schiener.
“A infra-estrutura Token fornecida pela rede Assembly será uma vantagem para qualquer rede desenvolvida utilizando o protocolo.”
Os contratos inteligentes Beta com capacidade EVM foram introduzidos em outubro pela Fundação Iota numa tentativa de aumentar a escalabilidade da rede, a interoperabilidade e reduzir drasticamente os custos de transação na rede.
O plano de distribuição do token atribui 40% dos ativos da ASMB a uma organização autônoma descentralizada da comunidade, 20% aos stakers da Iota, outros 10% aos primeiros participantes e desenvolvedores de ecossistemas, e os últimos 20% à Fundação Iota.
O desenvolvimento do ecossistema da Iota será facilitado pela adoção deste modelo de governança centrado na comunidade pela Assembléia.
Schiener enfatizou o significado de modelos abertos, transparentes e autogovernados em meio à ascensão meteórica dos metaverse tokens MANA e LAND e o crescente debate sobre seu impacto:
“Seus fundamentos devem ser capazes de suportar e fazer a ponte entre qualquer tipo de arquitetura técnica que seus construtores desejem, desinibidos por porteiros, leilões caros, ou um modelo rígido de governo” Schiener disse.