InstitucionalNotíciaRegulamento

Ministro nigeriano de comunicações vincula a blockchain aos trabalhos de inovação digital nacional

Discursando na Conferência da África Digital anual de quarta-feira, o Ministro nigeriano de Comunicações e de Economia Digital, Isa Pantami, definiu a blockchain como sendo uma parte do foco do governo em relação às novas tecnologias, segundo um informe da Voice of Nigeria.

Ao destacar o tema do congresso – “Construindo uma Nova África através da IA e da Blockchain” – Pantami declarou que o governo estava trabalhando ruma à criação de centros de inovações.

Segundo Pantami, esses centros de inovações explorarão os protocolos de desenvolvimento de capacidades para inteligência artificial, a Internet da Coisas, robótica, cloud computing e tecnologia de blockchain, dentre muitos outros campos.

Em seu discurso, o representante do Ministério de Comunicações afirmou que o movimento era parte dos esforços para fomentar uma postura de cultura orientada à Inovação na Nigéria, adicionando:

“Estamos nos preparando também ativamente para aproveitar as vantagens das tecnologias de blockchain para a economia digital, e desenvolvemos há pouco tempo uma Estratégia de Adoção Nacional de Blockchain”.

Em outubro de 2020, a agência nigeriana de desenvolvimento de tecnologias da informação (NITDA) emitiu um rascunho de estratégia para blockchain. O referido estudo continha uma pauta de discussão de seis itens para a aplicação da nova tecnologia, inclusive identidade nacional digital e caixas reguladoras para implementações piloto.

Dirigindo-se à conferência, Kashifu Inuwa, diretor-geral do NITDA, afirmou que o país pode impulsionar o aumento da IA e o crescimento da blockchain na África. Inuwa comentou, em novembro de 2020, que o país poderia gerar até US$ 10 bilhões de receita com relação à blockchain até 2030.

O ministério de Pantami liderou um projeto de obrigatoriedade de um programa de identidade nacional no país – um passo que tem gerado uma significativa polêmica sobre a ligação obrigatória entre números de telefone e informações de identificação nacional.

top

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *