Se você tivesse comprado 1 Dogecoin há 5 anos atrás, aqui está o quanto você teria hoje
A criptomoeda Dogecoin foi lançada em 2013 como uma brincadeira.
Os fundadores da controversa moeda basearam-na em um meme então popular de um cão Shiba Inu que fala em inglês quebrado. Eles queriam zoar a maneira como as pessoas compravam criptomoedas sem entendê-las completamente.
A piada saiu pela culatra. Dogecoin, uma moeda digital sem papel branco, sem pessoal pago e sem fundamentos, subiu 14.000% em valor este ano e agora tem um valor de mercado de quase 80 bilhões de dólares. Isso é maior do que a empresa global de computadores Dell, que tem 165.000 funcionários.
Se você tivesse comprado um Dogecoin em 4 de maio de 2016, ele teria custado US$ 0,000227. Naquela época, o Dogecoin era usado para dar pequenas gorjetas às pessoas em redes sociais porque tinha um valor tão pequeno. Hoje essa mesma moeda (na época em que foi escrita) valeria US$ 0,54 — um aumento de mais de 237,000%.
Teria sido difícil comprar uma fração do valor de um centavo de Dogecoin, então vamos olhar para ela de uma maneira diferente.
Se você tivesse comprado $10 de Dogecoin cinco anos atrás, isso seria cerca de 44.050 Dogecoin. Hoje, isso valeria quase 23.800 dólares.
Se você tivesse comprado $100 de Dogecoin cinco anos atrás, você teria 440.500 Dogecoin. Isso valeria hoje $237.885 dólares.
E se você tivesse comprado $500 de Dogecoin cinco anos atrás, você teria mais de $1 milhão de dólares de Dogecoin agora.
Quem deixou o Doge decolar?
Se você está olhando para esses números que dão água nos olhos e se pergunta se você deve comprar o Dogecoin, talvez queira entender algumas das razões para o seu sucesso.
Endossos das celebridades: CEO da Tesla e entusiasta de criptomoedas, Elon Musk, é um dos fãs mais conhecidos dos Doge. Cada vez que ele tweeta sobre a moeda, seu preço salta ainda mais. Como um foguete SpaceX, Musk parece determinado a impulsionar o Doge até a lua.
Memes: Outra razão para a popularidade do Doge? Um suprimento quase infinito de memes divertidos. Como resultado, as pessoas são atraídas pela moeda que não é levada muito a sério.
Comunidade: Musk chamou o Doge de “a moeda do povo” porque ela tem um seguimento tão grande e ativo. Até o preço saltar este ano, custava uma fração de um centavo para comprar o Doge. Para muitos, ele serviu como um trampolim para a criptomoeda.
A criptomoeda é incrivelmente nova, o que dificulta a avaliação dos fundamentos de uma moeda. Temos apenas uma década ou mais de dados, e há muita propaganda. É por isso que é difícil saber que métricas usar para avaliar estas moedas digitais. Como tal, há uma pequena chance de que as memes e a comunidade dêem valor Dogecoin no futuro. É muito difícil ver como.
Algumas pessoas recomendam o Dogecoin como uma compra especulativa. Outros vêem isso como tudo o que é preocupante nas criptomoedas. Pessoalmente, acho que o cripto já é suficientemente especulativo sem multiplicar o risco com ainda mais especulação. Investir a longo prazo pode ser muito menos estressante – e muitas vezes muito mais lucrativo – do que tentar cronometrar o mercado em investimentos especulativos.
Há muitas criptomoedas empolgantes por aí que estão tentando usar a blockchain para interromper as indústrias tradicionais e resolver problemas do mundo real. Nem todas terão sucesso. Como não podemos prever o futuro, o melhor que podemos fazer é usar as informações que temos para tomar decisões sobre o que pode funcionar bem no longo prazo.
Por exemplo, The Motley Fool, a empresa matriz da The Ascent, investiu no Bitcoin porque vê um potencial a longo prazo na primeira moeda digital do mundo. Ela não espera que uma celebridade aumente o preço na próxima semana; ela tem seus olhos no potencial futuro do Bitcoin.