BlockchainCBDC (Central Bank Digital Currency)NotíciaSuécia

Suécia prorroga o piloto da moeda virtual krona digital até 2022

O Riksbank, banco principal da Suécia, acaba de anunciar o adiamento de um plano piloto em desenvolvimento, com o objetivo da criação de uma edição digital da krona sueca até 2022.

Junto com a empresa de assistência profissional Accenture, o projeto piloto “e-krona” foi criado para lidar com o que o Riksbank vê como “a marginalização do dinheiro”:

“O Riksbank vê eventuais problemas com esta marginalização de cédulas e, assim, iniciou um programa piloto para desenvolver uma proposta para a solução técnica de uma moeda digital do banco central, uma e-krona para funcionar como um suplemento ao dinheiro vivo”.

O comunicado recente indica que não foi decidido como, ou se, a e-krona deverá ser emitida. Contudo, um breve informe técnico de 2020 apresenta em detalhes o aproveitamento da blockchain Corda do R3 – um ledger distribuído privado, criado para fins comerciais e empresariais. Ao contrário das blockchains públicas tais como Bitcoin e Ethereum, os empreendimentos construídos na Corda serão de acesso apenas por convite.

Moedas digitais dos bancos centrais, ou CBDCs, correspondem a moedas digitais de emissão e supervisão unicamente pelo banco central do país. Diferentemente das moedas em redes de código fonte aberto, descentralizadas e blockchains públicas, os CDBDs não fingem ser alternativas ao atual sistema monetário. Ao invés disso, eles foram concebidos como uma possível proteção contra a expansão das moedas digitais, atuando simplesmente como uma versão virtual dos recursos nacionais disponíveis.

top

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *