Bitcoin (BTC)NotíciaRegulamento

Traders e analistas apresentam uma reação mista em relação ao comunicado do BTC em El Salvador

Apesar de ser considerado “um dos mais importantes anúncios na história do Bitcoin”, o mercado parece estar intrigado sobre a revelação que o atual presidente salvadorenho vai submeter uma legislação que reconhecerá o Bitcoin como moeda legal.

Numa palestra no Bitcoin 2021 feita por Jack Mallers, diretor executivo da Zap – empresa desenvolvedora de uma aplicação de wallet de rede de raios chamada Strike – Mallers exibiu um vídeo curto de Nayib Bukele, presidente salvadorenho, onde foi anunciada a legislação historicamente vigente. Strike atualmente tem uma avaliação de 3,2 de 5 estrelas na loja Google Play.

“Na semana que vem, mandarei ao Congresso uma lei que legaliza o Bitcoin como dinheiro”, afirmou Bukele neste vídeo.

Bukele, que foi caracterizado como forte e autocrata, reforçou seu mandato no mês anterior ao dispensar 5 juízes, assim como o promotor geral do país. Um tópico recente no Reddit, elaborado por um salvadorenho auto-professado, enquadrou o golpe como sendo popular na maioria do partido de Bukele, assim como na opinião geral da população local.

O movimento tem sido muito aguardado nos meios de Bitcoin, com alguns especulando que nações-Estados passariam a aceitar, transacionar, e de deter o maior patrimônio digital mundial como uma parte das provisões do tesouro.

Uma discussão no Tweet da defensora do Bitcoin, Caitlyn Long, notou que poderia ser uma “porta traseira” para os bancos manusearem e guardarem o BTC:

Enquanto este anúncio levou a uma grande euforia durante a reunião, a reação do mercado foi tépida. Com efeito, o BTC está efetivamente estável há 24 horas e caiu 3,5% em um período de 14 dias.